domingo, 10 de junho de 2012

Doença que afeta cavalos


 
Encefalite
Causada por vírus que atacam o sistema nervoso central causando perturbações diversas. O índice de mortalidade é de 60%. É transmitida por morcegos hematófagos, carrapatos e moscas. O animal doente apresenta locomoção deficiente, febre, hipersensibilidade ao ruído e ao tato, apatia, visão comprometida, emagrecimento e pálpebras caldas. Combater as moscas, vacinar e desinfectar o ambiente e a melhor prevenção.
 
 
 
 
 

Gripe Equina
Gripe ou tosse cavalar é causada por vírus e transmitida por contato direto entre os animais, assemelha-se à gripe humana. Produz febre, calafrio, respiração acelerada, perda de apetite, lacrimejamento, corrimento nasal e ocular, tosse e inflamação da garganta. O tratamento é repouso absoluto protegido do vento, boa cama e alimentação. Nas complicações, usar medicamentos à base de sulfanilamida e antibióticos associados e de largo espectro de ação.
 
Tétano
O Tétano é uma toxi-infecção aguda, caracterizada pelo aparecimento de espasmos musculares tônicos e hiperexcitabilidade reflexa. A infecção se dá geralmente através de feridas acidentais ou cirúrgicas, em contato com o esterco e com a terra. A morte vem através do esgotamento, paralisia dos órgãos internos ou pneumonia. O Tétano pode ser evitado vacinando o animal anualmente e mantendo a higiene e assepsia nos ferimentos
 
 
Fonte:http://www.circuitobaianodecavalgada.com.br/.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário